quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Jesus através das Escrituras Sagradas


“Em nossa prática evangelística, o que devemos apresentar: milagres em nome de Jesus ou Jesus através das Escrituras?”

Sendo Jesus Cristo o fundamento da sua igreja, como suficiente salvado e poderoso doador e sustentador da vida, não há necessidade para lançarmos outro fundamento além do que já está posto. Mas infelizmente o que assistimos na atual dispensação em alguns movimentos e denominações evangélicas, é uma inversão de valores; onde o salvador eterno, dono da vida e doador da vida é deixado em segundo plano, e em alguns casos até esquecido por conta dos interesses pessoais de alguns lideres milagreiros que tem como centro de suas mensagens, o próprio “Eu” e os supostos milagres em detrimento do Cristo ressuscitado e sua gloria.
Jesus através das escrituras sagrada sua obra redentora e sua gloria deve ser a temática ou o centro e conteúdo da nossa pregação. Quando olhamos para as escrituras sagradas vemos a Jesus como o fundamento da igreja, “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.” Ef 2.20-22


A bíblia não gira primeiramente em torno dos feitos de Jesus Cristo, Ele mesmo é o centro das escrituras sagradas, não podemos dar ênfase aos seus feitos em detrimento da sua pessoa, daquilo que ele é, e daquilo que ele representa para igreja. Os profetas assim como os apóstolos anunciavam o nome santo de Jesus Cristo, como Senhor, salvador, messias e eterno Rei da gloria. Ele é o fundamento dos apóstolos e dos profetas, a principal pedra de esquina onde a igreja está edificada. João Batista, o ultimo dos profetas, disse a respeito de Jesus Cristo; “ Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Jo 1.36,  Isaias o profeta messiânico também disse: “ ... o seu nome será maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade e príncipe da paz.” Is 9.6 Já nos dias apostólicos, na consolidação da sã doutrina vemos os santos apóstolos dentre eles Paulo, autenticando a palavra dos profetas ao dizer; Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” ICo 3.10,11 O apostolo Paulo reconhece a graça e sabedoria de Deus no exercício do seu ministério, a fim de edificar a igreja nos ensinamentos de Jesus Cristo, tendo ele mesmo como o conteúdo do evangelho e fundamento da sua igreja. A advertência paulina serviu tanto para obreiros contemporâneos seus, como para os obreiros dos dias hodiernos onde assistimos alguns displicentes, divorciados do Pai, do Filho e do Espírito Santo, distorcendo a santa palavra e isso fica notório ao ouvirmos o conteúdo das mensagens destes tais, mensagens egocêntricas, antropocêntricas, filosóficas e secularizadas onde o centro é o homem e suas necessidades, muitos já não proclamam as grandezas e a gloria daquele que é Senhor, salvador e Rei eterno. A advertência apostólica ecoa ainda hoje aos nossos ouvidos; mas veja cada um como edifica sobre ele. Essa advertência deve nos cercar como uma blindagem, desde o momento da preparação dos nossos sermões, até a subida nos púlpitos e à descida após entregar a santa mensagem do evangelho. Paulo ratifica que Jesus Cristo é o fundamento que já foi posto, e ninguém pode lançar outro fundamento além deste.


Quando proclamamos o santo evangelho de Jesus Cristo, dando ênfase ao seu nome, à sua obra redentora e àquilo que ele é e faz, ele mesmo se encarregará de fazer os milagres e operar as maravilhas através do poder do seu santo nome. Ele ainda faz milagres em nossos dias, devemos chamar a atenção do pecador, para a pessoa de Jesus, devemos proclamar a Jesus, e os milagres ele fará. Quando se enfatiza prioritariamente os milagres e as bênçãos em detrimento da pessoa de Jesus Cristo seu senhorio em nossas vidas e sua obra redentora, cria-se um tipo de crente interesseiro e de pouca fé ou fé momentânea, parece que os ouvintes deste tipo de evangelhos, são como aquelas sementes que ao serem lançadas caíram entre os espinhos, e que ao crescerem foram sufocadas com as coisas do mundo, a sedução das riquezas, soberba e cobiças pelas coisas temporais, não lhes permitiram crescer espiritualmente e gerar frutos para o Reino de Deus. O evangelho pregado pelos milagreiros parece que não suportará o teste do fogo no tribunal de Cristo. 
O apostolo Pedro e João também estavam comprometidos com o santo evangelho e a gloria do nome de Jesus Cristo, ao anunciar o evangelho ao paralitico da “porta formosa”, eles disseram; Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.”At 3.6  A bíblia diz que o milagre aconteceu, no contexto dessa historia vemos Pedro afirmando que o homem estava curado por causa do santo nome de Jesus. Uma igreja que proclama a gloria de Jesus Cristo, ela não necessita se preocupar em busca dos milagres, pois eles acompanharão naturalmente a ela, Jesus disse; os sinais seguirão aos que creem.
A igreja primitiva cria em milagres e orava pelos milagres, porém ela não vivia em função deles, ela conhecia o seu Senhor e vivia para ele. Os milagres não eram estranhos para aqueles crentes, os milagres faziam parte do cotidiano deles, porque cultivavam uma vida intrínseca de relacionamento com Deus através da pessoa de Jesus Cristo e poder do Espírito Santo. 


“Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?  Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel;  para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.”  At 4.24-31



Tendo este legado doutrinário e teológico que serve de marco para nosso posicionamento como pregadores do evangelho, e como bússola que pode nos conduzir na exposição de um sermão, a fim de levar nossos ouvintes e a igreja a contemplar o esplendor da gloria do Cristo vivo e glorificar a ele, pois para isso ele nos criou e salvou, e quanto aos milagres e necessidades humanas, ele mesmo se encarregará de fazer e suprir. Assim anunciemos a Jesus através das escrituras.




Denilson de Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário