PARACLETOLOGIA: DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO
1. DEFINIÇÃO DE PARACLETOLOGIA
Paracletologia é
uma palavra formada por duas palavras gregas: paracletos (que significa.
Ajudador, Consolador, advogado) e Logia (que significa estudo, doutrina). A Paracletologia
estuda de uma forma sistemática tudo o que se refere ao Espírito Santo (chamado
por Jesus de Consolador). A Paracletologia também é conhecida como
Pnematologia.
A Paracletologia
divide-se, na Bíblia em dois períodos: o do Antigo e do Novo Testamento. No AT,
as atividades e as manifestações do Espírito Santo eram esporádicas,
específicas e em tempos distintos. No N.T., começa no dia de Pentecostes,
quando suas atividades se concretizam de maneira direta e contínua através da
Igreja. No AT, Ele se manifestava em circunstâncias especiais. No N.T., veio
para morar nos corações dos crentes e enche-los do seu poder.
2.1 O ESPÍRITO
SANTO É DEUS:
Esta declaração é
comprovada na Bíblia e na experiência humana. Ele não é um deus entre os
outros. As escrituras relatam um episódio nos primeiros dias da igreja, em
Jerusalém, quando Ananias e Safira tentaram enganá-lo. Ele revelou ao apóstolo
Pedro que o casal mentia, conforme registra Atos 5.3: "Por que encheu
Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo? Não mentistes aos
homens, mas a Deus".
A deidade do
Espírito Santo está implícita na do Pai e do Filho. Ela é a mesma nas três
pessoas. Não se separa, mas pertence a mesma essência divina do único Deus.
2.2 ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO
Há três atributos
pertencentes a deidade de cada uma das pessoas da Trindade que são:
Onipotência, Onisciência e Onipresença. Estes atributos não foram conferidos a
anjos nem aos homens.
a) Onipotência
Por onipotência se
entende que todo o poder que há no Universo físico ou espiritual, tem sua
origem em Deus.
O poder do Pai é o
mesmo existente no Filho e no Espírito Santo. Então em sua onipotência, o
Espírito Santo faz o que lhe apraz, realizando milagres e prodígios (Rm 15.19
por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que,
desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho
de Cristo,
b) Onisciência.
Onisciência vem de duas palavras latinas:
"OMINES" que significa TUDO e "SCIENTIA" que quer dizer
CIÊNCIA. O Espírito Santo, do mesmo modo que o Pai e o Filho, tem total
conhecimento de todas as coisas. Sua sabedoria é infinita, singular e
indescritível. Ele sabe tudo acerca de si mesmo e do que criou Sl 139.2,11,13
(SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me
levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o
meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à
língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda). Conhece os homens profundamente 1 Rs
8.39 (ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um
segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só
tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens;). Ninguém pode
esconder dele coisa alguma. Nem um só pensamento nosso passa despercebido do
Espírito Santo Jr 16.17 (Porque os meus olhos estão sobre todos os seus
caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniqüidade aos
meus olhos).
c) Onipresença
O Espírito Santo
penetra em todas as coisas e perscruta o nosso entendimento, pois ele está
presente em toda a parte. Ele não se divide em várias manifestações, porque sua
presença é total em cada lugar onde estiver:
Sl 139.7-10 ( Para
onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos
céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;
se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me
haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
Pr. Denilson d´Oli
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